Equipe

 

 

Alfred Sholl Franco

Alfred Sholl-Franco possui graduação em Ciências Biológicas (Faculdades Maria Thereza), Especialização em Neurobiologia (UFF), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica, URFJ). Atualmente é Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador da Extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE, IBCCF, UFRJ) e do Ciências e Cognição - Núcleo de DIvulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Editor-Chefe da revista eletrônica "Ciências e Cognição". Dedica-se à pesquisa básica em estudos sobre proliferação, diferenciação e morte celular no sistema nervoso e à pesquisa em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, Aprendizado, narrativa e arte. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica, com ênfase nas sub-áreas de Neuroimunomodulação, Biologia Celular, Desenvolvimento, Regeneração no Sistema Nervoso e Educação/Divulgação Científica. Participa como Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ),onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de neuroimunomodulação, neuroplasticidade, neurodegeneração e regeneração. Coordena o Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc), onde desenvolve atividades de editoração, pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

 https://lattes.cnpq.br/0916043592067664

 

Gláucio Aranha Barros

É doutor em Letras (área: Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Comunicação, Imagem e Informação (área: Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e graduado em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua na Divisão de Ensino e Pesquisa (DIEPE) da Escola de Administração Judiciária (ESAJ). É pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Neuroeduc - Centro de Estudos em Neurociências e Educação* (OCC/UFRJ), no qual integra a coordenação da linha de pesquisa *Novas Mídias, Narratividade e Ensino*, com foco em narratividade em ambientes digitais aplicadas ao ensino e divulgação científica, com destaque para os temas: narrativas transmídias, narrativas interativas, hipertexto, produção de material multimídia e aplicações web. É coordenador e pesquisador da instituição de pesquisa e ensino Organização Ciências e Cognição (OCC). Pesquisador associado de *Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências*, da UFRJ (CeC-NuDCEN/UFRJ), onde desenvolve estudos sobre leitura e cognição. Atua como editor-chefe do periódico científico Ciências & Cognição (www.cienciasecognicao.org) e revisor de outros periódicos. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de hipermídia, hipertexto, jogos eletrônicos, transmídia e narrativas interativas, Teoria da Literatura, Teoria da Narrativa, cultura pop japonesa (mangás, animes e games), educação e divulgação científica. Atuou, ainda, na área de Comunicação Organizacional, como responsável pelo setor de Comunicação Social e Projetos, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)

 https://lattes.cnpq.br/1047823602449101

 

Líliam Cafiero Ameal Salgado

Cursando Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências, no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui Pós-Graduação em Musicoterapia, Graduação em Música e Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Graduação em Pedagogia com Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, MG. Pós-Graduação em Didática do Ensino. Trabalhou como professora de Educação Musical no Conservatório Estadual de Música de Leopoldina, MG; em escolas particulares do Rio de Janeiro, no Colégio Federal Pedro II, na Faetec - ISERJ e no Ciep Chanceler Willy Brandt, no município do Rio de Janeiro. Atualmente é professora e coordenadora de Educação Musical no Colégio Pedro II, campus Realengo I. (Texto informado pelo autor)

https://lattes.cnpq.br/5659565246077612

 

Marcos Linhares Mouren

Pós-graduado (Lato sensu): Gestão Educacional Integrada. FAAC, 2012. Graduação: Licenciatura em Educação Artística. Centro Universitário Metodista Bennett, 2007. Formação de professores em séries iniciais do Ensino Fundamental. Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, 2000.Professor de desenho artístico no Mollica Curso de Desenho. Professor de Artes Plásticas na Rede Municipal do Rio de Janeiro - SME. Professor de Arte na Rede Estadual do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ. (Texto informado pelo autor)

https://lattes.cnpq.br/1092531798145751

 

Marly Chagas Oliveira Pinto

É doutora (2007) e mestre (2001) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Especialista em Psico-oncologia (2001) Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1977), em Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1978), em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1976). Foi pró reitora acadêmica do CBM-CeU de julho a novembro de 2014. Atualmente é professora da graduação e da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música- Centro Universitário (CBM-CEU). É supervisora técnica musicoterapeuta do CBM-CEU nas áreas de Musicoterapia em Comunidades e Hospitais.. Ocupa o cargo de presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro na gestão 2012-2014. Membro do Conselho Editorial e parecerista da Revista Brasileira de Musicoterapia; do Conselho Consultivo da revista Pesquisa e Música do Conservatório Brasileiro de Música; da Comissão Editorial da BAPERA Editora. .Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: musicoterapia, produção de subjetividades; musicoterapia em processos psicossociais, interdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)

 https://lattes.cnpq.br/8374727197262476

 

 

Thatiane Maria Correia Ramos Pires

Cursando Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui Pós-graduação em Musicoterapia, pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Universidade Castelo Branco, Licenciatura em Instrumento/Violão - Complementação Pedagógica (2006) e Bacharelado em Música com habilitação em Violão (2005), pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário. Atualmente é professora contratada de musicalização infanto-juvenil/violão da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e professora concursada, de Educação Musical na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro). Atuou como professora de violão, musicalização e prática de conjunto no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado - MG (2001-2012), onde também desenvolveu e participou de projetos, conjuntos instrumentais e apresentações musicais. (Texto informado pelo autor)

https://lattes.cnpq.br/4034487575138560

 

Jaqueline Marques Tavares de Oliveira

Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola de Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz (2012). Graduada em Letras Português / Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Básico do Colégio Pedro II / Campus Realengo I e Professor I do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA-Maré) / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Participa do Grupo de Estudos do Projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável - Polo Manguinhos - Museu da Vida / Fiocruz. (Texto informado pelo autor)

https://lattes.cnpq.br/3096210376589469

 

Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares

Professor associado da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde atua no curso de Licenciatura em Música e no programa de mestrado em Educação Musical. Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão no diálogo entre Educação Musical e Saúde, buscando, através da Educação Musical na Diversidade, a desconstrução de estigmas e a construção de novas percepções e oportunidades que facilitem a inserção social de grupos desfavorecidos. Membro da curadoria da Semana Cultural da Diversidade realizada na UFRJ em 2012 em parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, TV Pinel, Instituto Benjamin Constant, Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, entre outros. Em 2013 foi membro da curadoria do evento Arte e Cultura da Diversidade realizado na UFRJ em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro e com a Secretaria Municipal da Saúde. Realizou estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz em 2013/2014 desenvolvendo a pesquisa-ação intitulada "'Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de interação social" com o Dr Paulo Amarante.l Autora do livro "Coisa de Mulher? A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no Mundo Patriarcal"' (2013), pesquisa realizada com o Método Bonny de Imagens Guiadas e Música sobre a experiência da maternidade; os dados do estudo são correlacionados ao sistema patriarcal e às implicações sociais e psicológicas vividas pelas mulheres. Possui Bacharelado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986), especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas ( Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001). Obteve a formação no Método Nordoff-Robbins de Musicoterapia (New York University,1994) e em formação no Método Bonny de Imagens Guiadas e Música. Foi coordenadora do Curso de Especialização emTerapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas seguintes áreas: Educação Musical, Educação Musical na Diversidade e Musicoterapia. (Texto informado pelo autor)

 https://lattes.cnpq.br/3762316944258648

 

Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha

Anna Carolina Miguel , Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências (Texto informado pelo autor)

https://lattes.cnpq.br/4991792779164274

Pesquisar no site

Contato

Artes, Ciências e Inclusão